quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Desemprego no Brasil e no Mundo

O desemprego não é um problema só no Brasil; ele ocorre na Europa e em toda parte do mundo. Excetuando-se os Estados Unidos, onde a questão está minimizada pelo longo período de crescimento da economia durante o governo de Bill Clinton, nas demais partes do mundo o fenômeno é visto com preocupação. Na Europa, o problema é muito grave; no Japão, atualmente observa-se a diminuição do número de vagas no mercado de trabalho; a Coréia do Sul enfrenta a mesma situação. Nos países subdesenvolvidos, a situação não é diferente.
No Brasil, é grande a preocupação dos trabalhadores, dos sindicatos, das autoridades e dos estudiosos de problemas sociais, a despeito de não possuirmos dados precisos sobre o desemprego, isto porque, enquanto o IBGE fala em taxa de 12%, a Fundação Seade/Dieese fala em 18% na região metropolitana da Grande São Paulo. A verdade é que temos, hoje, em qualquer família alguém desempregado. Essa é uma realidade que está muito próxima de cada um de nós. O desemprego causa vários problemas: para o desempregado, para a família e para o Estado. Para o cidadão desempregado e sua família, o desemprego provoca insegurança, a indignidade, aquela sensação de inutilidade para o mundo social.

Essa resportagem achamos no google, comente sobre ela.

3 comentários:

Lucas, Reinaldo, Marcel e Gabriel disse...

Nossa.
Ótima resportagem essa de vocês, muito interessante e mostra que não é somente no Brasil que há desempregos, mas sim em todo o mundo.

Ass:Marcel

Lucas, Reinaldo, Marcel e Gabriel disse...

Olá.
Muito interessante a resportagem que vocês postaram, mostra que não é somente no Brasil que existe desempregos, mas sim em todo o mundo.

Anônimo disse...

Muito boa a reportagem.
Mostra que o problema não esta somente concentrado em países subdesenvolviidos, mas sim em todo o mundo.